Lesão de Labrum

Pesquisa divulgada pela Sociedade Americana de Ortopedia – chama atenção para um problema que afeta 5% da população: a dor no quadril. A lesão de labrum está entre as principais causas de dores no quadril.

O Labrum é uma cartilagem que envolve a articulação do ombro e do quadril, possui formato de anel, proporciona estabilidade da articulação e também permite flexibilidade e movimento. Suas principais funções são a vedação da articulação, lubrificação e absorção de impacto.

A Lesão de Labrum provoca desconforto na virilha e dor profunda no quadril, e pode limitar a prática esportiva. Esse tipo de lesão provoca estalos ou clicks no quadril, e às vezes, sensação de deslocamento.

Em longo prazo, a lesão de Labrum provoca um desgaste mais grave na articulação. A lesão no lábio do acetábulo é ocasionada pelo formato do quadril e a instabilidade da articulação. A região do quadril apresenta variações anatômicas que predispõe o impacto entre os ossos e o lábio, o que vai gerando a lesão. No caso de instabilidade, os ligamentos e músculos do quadril não conseguem manter a articulação estável, ou seja, ele não tem a biomecânica adequada durante os movimentos, o que também leva a impacto e lesão no lábio.

O diagnóstico da Lesão de Labrum é realizado através da história clínica do paciente e pelos sintomas apresentados, em conjunto com exames complementares de raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Sintomas da Lesão de Labrum

Muitas rupturas labrais não causam sinais ou sintomas, pode ser um simples achado na Ressonância Magnética, no entanto, quando sintomáticas, apresentam:

Sensação de travamento, clique ou captura na articulação do quadril;
Dor difusa ou localizada na virilha;
Limitação da amplitude de movimentos na articulação do quadril.
Causas da Lesão de Labrum
Atividades esportivas com movimentos repetitivos;
Movimentos bruscos de extrema rotação do quadril;
Traumas diretos e quedas;
Displasia do quadril;
Degeneração articular;
Frouxidão capsular e ligamentar podem fazer com que a cabeça do fêmur se desloque parcialmente, causando uma lesão no labrum;
Impacto fêmoro acetabular;
Doenças que afetam a estrutura do quadril.
Atenção! As rupturas do lábio ”labrum” são comumente associadas a pratica esportiva. Se a modalidade exigir muita pressão nos quadris, os músculos envolvidos devem estar preparados para oferecer a devida estabilidade à articulação, que será exigida em força e flexibilidade.

Tratamento da Lesão de Labrum

O tratamento é iniciado de forma “conservadora” apenas com uso de medicações anti-inflamatórias, que servem para melhorar a dor, apenas. Conheça os tratamentos mais comuns:

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
Repouso;
Correção biomecânica dos movimentos esportivos;
Tratamento fisioterápico;
Em casos mais graves, a cirurgia é indicada.
O tratamento cirúrgico por artroscopia do quadril é frequentemente necessário. Tem como objetivo principal a reparação da lesão através de pontos especiais que restauram a anatomia lesada da melhor forma possível. A recuperação de uma artroscopia do quadril geralmente dura de seis a 12 semanas. Quando o Labrum está muito lesado pode ser necessário remover a parte que está irreparável. Todos os estudos demonstram que o quanto antes o tratamento for realizado, melhor são os resultados.

Esporte e as lesões

Os esportes que oferecem mais riscos são aqueles que exigem maior amplitude e movimento do quadril, rotações ou aqueles com ações explosivas, ou seja, ações que exigem aceleração e desaceleração bruscas, como futebol, tênis, golfe, artes marciais, danças, ballet, ginástica olímpica e atletismo.

A prática inadequada dos exercícios é a principal causa dos problemas. Entre as lesões mais frequentes, estão os estiramentos musculares e as tendinites que, geralmente, ocorrem por sobrecarga, esforço excessivo, entorse, contusão ou erro de treinamento. No meio esportivo, existem também muitos casos de síndrome do impacto femoroacetabular.

Cerca de 10% da população têm predisposição a desenvolver o problema, mas ele é mais diagnosticado em atletas profissionais, porque há uma solicitação diária maior da região que está com a biomecânica comprometida.

A corrida e a Lesão de Labrum

O quadril é uma articulação de carga, ou seja, uma articulação que sustenta todo o nosso peso. Portanto, apresenta uma estrutura forte e compatível com a sua função. Quando corremos, a carga que passa pela articulação pode chegar a 8 ou 10 vezes o nosso peso corporal. Mesmo com toda essa demanda, o quadril apresenta apenas um consumo fisiológico, ou seja, um pequeno desgaste durante a nossa vida, como qualquer outra articulação.

Uma situação atípica é quando a pessoa apresenta alguma predisposição às lesões, como o impacto femoroacetabular (traumatismo de repetição entre a cabeça do fêmur e a cavidade da bacia) ou a lesão do labrum. Nessas situações, a pessoa está com o quadril em risco e, dependendo da solicitação e da exigência, pode levar ao desgaste exagerado da articulação, ou seja, à artrose.

ortopedia

labrum