HOME \ ESPECIALIDADES \ Meniscos
Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia, que deve ser indicada por um fisioterapeuta. São recomendados exercícios e equipamentos eletrônicos que ajudam no alívio da dor, diminuição do inchaço, além de técnicas fisioterápicas específicas para aumento da mobilidade do joelho e maior arco de movimento dessa articulação.
Algumas opções de exercícios fisioterapêuticos que podem ser indicados para recuperação do menisco são:
1. Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
2. Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cadeira;
3. Movimentar suavemente a patela de um lado para o outro e de cima para baixo;
4. Cerca de 5 minutos de massagem na coxa por dia;
5. Contrair o músculo da coxa com a perna esticada, 20 vezes seguidas;
6. Exercícios na piscina como andar dentro da água durante 5 a 10 minutos;
7. Exercícios de equilíbrio inicialmente sem nada e depois com um pé sobre uma bola meio vazia, por exemplo;
8. Exercícios para pernas com faixas elásticas e depois com pesos, em 3 séries de 20 repetições;
9. 15 minutos de bicicleta ergométrica;
10. Mini agachamentos até o limite de dor, em 3 séries de 20 repetições;
11. Alongamentos para pernas para aumentar a flexibilidade.
Após cerca de dois meses de tratamento deve-se verificar a necessidade do paciente, e se ainda existe dor local ou limitação de movimentos para poder adequar o tratamento.
Quando a pessoa já não sente dores, mas não consegue dobrar completamente o joelho, só exercícios deverão ter este objetivo. Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares.
Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche. Os exercícios proprioceptivos também são indicados, na parte final do tratamento, quando a pessoa encontra-se mais perto da cura.
Alongamentos Necessários Para os Músculos do Joelho
O alongamento muscular é muito importante para o ganho de flexibilidade, e manutenção da amplitude de movimento. Pode ser realizado passivamente, ou de forma ativa.
1. Alongamento passivo do músculo isquiotibiais
2. Alongamento passivo do tensor da fáscia a lata e glúteo médio
3. Alongamento dos músculos quadríceps, tríceps sural e isquiotibiais.
Exercícios Para Restabelecimento da Amplitude Articular
Podem ser utilizadas mobilizações passivas, e técnicas de terapia manual com Maitland e Mulligan, que além de auxiliarem na recuperação da amplitude articular, promovem o alívio da dor.
Fortalecimento Muscular
Deve ser realizado o fortalecimento global da musculatura bilateral, incluindo tronco e membros superiores, e não apenas dos membros inferiores, porém o foco é do membro que o menisco está lesionado. Os exercícios de fortalecimento podem ser realizados de forma isométrica e isotônica, com uso de caneleiras e elásticos.
1. Fortalecimento de Glúteo Médio
Inicialmente, é realizado o fortalecimento de quadríceps e flexores de quadril com o membro inferior em extensão de joelho, posição de maior estabilidade da articulação.
2. Fortalecimento isométrico dos músculos de iliopsoas e quadríceps
A mecanoterapia também é indicada, de acordo com a fase que o indivíduo se encontra. Deve ser usada com cautela, dentro de uma angulação segura.
Treino Funcional Proprioceptivo
Propriocepção é o termo utilizado para descrever a percepção do próprio corpo e inclui a consciência da postura, sensação do movimento e posicionamento da articulação. As articulações necessitam de informações precisas e rápidas sobre o correto posicionamento articular, o grau de amplitude e alinhamento corporal.
Os movimentos ou mudanças na posição de uma articulação estimulam uma variedade de receptores que permitem a apreciação consciente da posição dos membros no espaço. O objetivo do treinamento funcional proprioceptivo é manter o equilíbrio postural e a estabilidade articular para promover o retorno dos indivíduos as atividades diárias e esportivas.
Os treinos funcionais proprioceptivos devem ser compostos por exercícios dinâmicos, multidirecionais e com instabilidade, ou seja, deve-se causar propositalmente desequilíbrio e instabilidade durante a execução de determinados exercícios, ativando ao máximo os receptores sensoriais e fibras musculares.
Dessa forma, saltos, corridas, mudanças abruptas de direção e exercícios resistidos realizados em superfícies instáveis fazem parte de um programa proprioceptivo. Diversos equipamentos podem ser utilizados, tais como: bolas suíças, bozzu, cama elástica, balancinho, e pisos irregulares (areia, gramado, terrenos acidentados), etc.
Tratamento Pós-Operatório na Piscina
O pós-operatório em piscina, também conhecido com hidroterapia, ou hidro cinesioterapia, utiliza as propriedades físicas da água, juntamente com o seu aquecimento para promover inúmeros benefícios tais como: relaxamento muscular, redução da sensibilidade a dor, além de auxiliar na diminuição do edema devido a pressão hidrostática que funciona como uma meia de compressão.
Além disso, facilita movimentos articulares através da diminuição da força da gravidade e impacto, que é muito importante durante o treino de marcha. Também promove consciência corporal, e melhora o equilíbrio e a autoconfiança. Os exercícios podem ser realizados com o indivíduo em decúbito dorsal com a ajuda de flutuadores, e também em bipedestação.
Tratamento Alternativo Para a Lesão Meniscal
Nos casos onde o tratamento conservador, ou seja, a fisioterapia, não obteve sucesso, a cirurgia artroscopia (cirurgia com 2 ou 3 cortes pequenos na frente do joelho) com a remoção do fragmento lesionado do menisco deverá ser realizada. Nos casos de lesão degenerativa, a sutura (costura) meniscal está contraindicada, já que não há chance de cicatrização.
Em casos de lesão meniscal por trauma do joelho, o que acontece normalmente em pacientes mais jovens e desportistas, o tratamento normalmente é cirúrgico com a tentativa de sutura (costura) do menisco lesionado por artroscopia. Porém, não são todas as lesões de menisco que são passíveis de sutura.
As lesões fora da zona vermelha (zona que recebe o suprimento sanguíneo – o terço mais periférico do menisco) têm chances menores de cicatrização, e por isso, a remoção do fragmento deverá ser considerada.
Meniscos
Meniscos
Meniscos