HOME \ ESPECIALIDADES \ Nutrologia Esportiva
O termo Nutrologia, proposto pelo Prof. Dr. José Evangelista, e aprovado em 1978 pelo CFM e AMB, tem também as denominações correspondentes como: Nutrologia Médica, Nutrologia Funcional, Nutrição Médica, que são sinônimos e representam por definição e analogia o termo Nutrologia. No Brasil essa especialidade é regida e monitorada pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Tanto o Nutricionista, quanto o Nutrólogo são profissionais de extrema importância para garantir a qualidade de vida das pessoas de todas as faixas etárias. Ambos estão relacionados à promoção de uma alimentação saudável, por meio de equilíbrio nutricional e bons hábitos alimentares.
O nutricionista é formado em nutrição e é o profissional mais indicado para prescrever dietas e planos de alimentação quando a pessoa quer mudar os hábitos alimentares ou perder peso.
Já o nutrólogo é o profissional formado em medicina que fez uma especialização em nutrologia, e é responsável por diagnosticar e tratar problemas de saúde relacionados à alimentação, como diabetes, anemia ou obesidade.
O que faz um nutrólogo?
O Nutrólogo é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças ligadas ao comportamento alimentar, além de prescrever remédios para o controle de patologias. Por lei, somente um médico pode prescrever medicamentos.
Nutrólogos procuram dar orientações sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos.
Confira as principais atribuições de um Nutrólogo:
- Avaliar a carência ou o excesso de nutrientes no organismo, por meio de exames.
- Determinar a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas.
- Prescrever dietas e medicamentos.
- Prescrever a nutrição parenteral, aquela por via endovenosa, a pacientes hospitalizados.
O que faz um nutricionista?
O Nutricionista é responsável por averiguar deficiências e excessos nutricionais de cada paciente, além de promover a educação alimentar, indicar a ingestão de alimentos de forma saudável e equilibrada.
O nutricionista não tem autorização para receitar medicamentos, mas tem a função de montar cardápios adequados e indicar os melhores hábitos alimentares para cada tipo de metabolismo.
Profissional habilitado assim como o médico, poderá solicitar exames laboratoriais ou prescrever suplementos nutricionais e fitoterápicos para complementar a dieta. Confira suas principais funções:
- Coordena programas de alimentação e nutrição.
- Define e monitora cardápios de refeições em ambientes coletivos.
- Controla a qualidade das matérias-primas, preparo dos alimentos e higiene do processo.
- Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupos de tratamento.
Quando procurar um Nutrólogo?
O médico Nutrólogo atua na prevenção e promoção da saúde, trata pacientes com doenças de origem nutricional. Entenda melhor as patologias que podem ser tratadas com o Nutrólogo:
Obesidade e sobrepeso: O Nutrólogo auxilia o paciente sobre o melhor tratamento para controle e/ou redução do peso e dos sintomas relacionados a problemas metabólicos.
Distúrbios alimentares: Pacientes que sofrem com transtornos ligados à alimentação, como bulimia e anorexia, também precisam do acompanhamento de um Nutrólogo. Nestes casos é recomendado também o acompanhamento de um Psiquiatra.
Doenças crônicas: Pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, também podem se beneficiar do tratamento com o Nutrólogo. A dieta adequada pode ajudar no controle dessas patologias, além de oferecer uma qualidade de vida muito melhor.
Doenças metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e outros problemas ligados ao metabolismo, podem ser tratados a partir de ajustes dietéticos, além de medicamentos.
Quando procurar um Nutricionista?
O nutricionista é o profissional da área da saúde especializado em estudar as necessidades nutricionistas do ser humano, a fim de possibilitar que as pessoas tenham mais qualidade de vida e façam melhores escolhas alimentares para sua rotina. Saiba um pouco mais sobre a atuação desse profissional:
Excesso de peso: Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito.
Gravidez: Uma gravidez segura pede visitas a um nutricionista. Algumas fases da vida necessitam de orientação específica, como na gestação. O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto.
Atividades Físicas: Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional.
Com Informações dos sites: Guia de Carreira, Minha Vida e Portal Educação.
Nutrologia Esportiva
Nutrologia Esportiva
Nutrologia Esportiva