Especialidade

HOME \ ESPECIALIDADES \ Meniscos

Tratamento

Lesões Meniscais

Dentre os sintomas de lesão no menisco estão a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas.

Os meniscos são estruturas cartilaginosas, localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação.

Os meniscos melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho. Em cada joelho há dois meniscos: o medial (do lado interno do joelho) e o lateral (do lado externo).

As lesões Meniscais podem ser provocadas por qualquer movimento forçado do joelho, quedas e traumatismos na zona.

Entre as principais causas das lesões meniscais estão:

- Fatores congênitos;
- Fatores degenerativos mais comuns na fase adulta e nos idosos;
- Entorses do joelho, comum nas práticas esportivas;
- Quedas ou movimentos bruscos;
- Obesidade aumenta a sobrecarga de peso sobre os joelhos.

O diagnóstico de lesões meniscais é realizado através de exame clínico e ressonância magnética. O tratamento depende do grau da lesão, tamanho e localização da ruptura, podendo variar da simples terapia fisioterápica à cirurgia.

 

Sintomas das lesões meniscais

Quando o menisco sofre alguma lesão, a articulação fica rígida e com maior resistência à flexão e, é comum a ocorrência de episódios onde o joelho “trava” e a pessoa não consegue esticar as pernas. Dores e inchaços, provenientes da retenção de líquido no joelho, também são alguns sinais da possível lesão no menisco.

Após a incidência de algum trauma ou travamento do joelho, é importante fazer o acompanhamento com médico especializado para verificar a existência de alguma lesão e evitar o desenvolvimento de algum processo degenerativo da articulação.

 

Tratamentos das lesões meniscais

Quando há pequenas rupturas, sem dor de origem mecânica, muitas vezes os sintomas podem ser resolvidos com mais facilidade. O médico orienta alguns cuidados como: fazer uso de analgésico e antiinflamatório prescritos por ele, descansar o joelho, evitar as atividades que causem dor, colocar compressa ou um saco com gelo no joelho, dentre outras orientações.

Dentro das estratégicas de tratamento conservador, a fisioterapia vem ganhando muito espaço nos últimos anos, uma vez que possibilita ao paciente um grande potencial de recuperação.

Hoje algo novo vem surgindo como uma possibilidade. A aplicação do ácido Hialurônico. O mesmo já é muito usado no tratamento das artroses. Recentemente um estudo americano mostrou sua eficácia no tratamento de pacientes com lesões meniscais. Esse traz a grande vantagem de ser apenas uma aplicação feita no consultório com grande possibilidade de melhoras do quadro. Lesões em especial de paciente acima de 45 anos respondem muito bem sem a necessidade de cirurgia

O procedimento cirúrgico consiste na realização da artroscopia, que é uma cirurgia pouco invasiva, em que os médicos fazem pequenas incisões no joelho do paciente, por onde é introduzido o instrumento para retirar apenas as lesões dos meniscos corrompidas

Em casos em que o tratamento conservador não apresenta resultados satisfatórios, a cirurgia artroscópica, seguida de fisioterapia por 1 ou 2 meses, pode promover a recuperação total do joelho.

 

Lesões meniscais e a reabilitação

Após a cirurgia, o médico poderá colocar o joelho do paciente envolto em ataduras, para evitar inchaço e hematoma nos primeiros dias. Uma vez que a cura inicial é completa, o médico prescreverá exercícios de reabilitação. Para a recuperação da mobilidade e força do joelho, a prática regular de exercícios físicos é necessária.

Inicialmente, os exercícios para melhorar a amplitude de movimento serão aplicados e os exercícios de fortalecimento serão gradualmente adicionados ao plano de reabilitação.

Recuperação: as lesões de menisco são extremamente comuns. Com um diagnóstico correto, tratamento e reabilitação adequada, a maioria dos pacientes retoma plenamente suas habilidades anteriores a lesão.

 

Com informações dos sites: Tua Saúde, Ativo Saúde e Instituto Trata

tratamento

menisco

lesão

Veja também