HOME \ BLOG \ Artigo
PUBLICADO 20/05/2021 ÚLTIMA ALTERAÇÃO 20/05/2021 AUTOR Dr. Fábio Costa
A Nutrologia Esportiva é uma especialidade da Nutrologia, que está associada a conhecimentos de educação física e fisiologia esportiva. O médico formado nessa área é capaz de fornecer orientações sobre a alimentação de indivíduos que praticam atividades físicas de diversas modalidades e intensidades, como também para atletas de ponta.
O Nutrólogo Esportivo é responsável por criar uma rotina de alimentação equilibrada para o atleta, voltada para o tipo de esporte que ele pratica. Esse profissional leva em consideração a intensidade da prática, a frequência e até mesmo o objetivo do paciente na hora de montar o plano alimentar, ideal para ele.
Esse especialista contribui também para minimizar duas das maiores preocupações de qualquer atleta: a fadiga muscular e a indisposição física. Um acompanhamento nutricional com foco na ingestão equilibrada de nutrientes torna o organismo mais forte e saudável, capaz de atender ao alto gasto de energia metabólica e responder positivamente às exigências da rotina de treinos.
Nutrologia diminui o risco de doenças em atletas
A alimentação saudável e balanceada é uma fonte de saúde garantida para quem pratica atividades físicas e esportivas. Para conquistar um bom desempenho e diminuir o risco de doenças em atletas, é preciso se alimentar bem para fornecer ao corpo todas as energias necessárias à atividade.
A boa alimentação, alinhada ao acompanhamento profissional de um Nutrólogo, ajuda a melhorar a formação de energia nas células, o que aumenta o rendimento e melhora o desempenho. Esse profissional é responsável por dar orientações relacionadas à obesidade, ganho de massa muscular, desempenho esportivo, alimentação saudável, entre outras particularidades.
O que o atleta consome desempenha ainda um papel fundamental na recuperação do músculo e dos estoques de energia, para que ele possa cumprir os treinos sem causar riscos à saúde.
Fazer uma dieta balanceada e rica em nutrientes contribui para melhorar até a atividade cerebral, trazendo mais qualidade de vida e disposição mental para o atleta.
Exames que um Nutrólogo pode solicitar
Hoje, os exames realizados pela Nutrologia Esportiva contam com tecnologia de ponta e aparelhos cada vez mais sofisticados. Conheça 5 exames realizados pela Nutrologia Esportiva:
1 – Bioimpedânciometria Multisegmentado
Com o exame de bioimpedânciometria é possível analisar a composição corporal de uma pessoa. Ele permite o conhecimento específico do percentual de gordura, massa magra e quantidade de água, oferecendo assim, o valor correspondente do IMC (índice de massa corpórea). É ideal para quem necessita saber com precisão a composição do seu corpo.
E como o aparelho funciona? Esta é uma avaliação não invasiva, feita através da emissão de uma pequena corrente elétrica pelo corpo, viabilizando medir a impedância da água – sabendo o volume exato de água é possível medir com exatidão a quantidade de massa magra e de gordura no corpo.
2 – Calorimetria indireta
A calorimetria indireta tem papel fundamental na investigação do metabolismo. O exame mostra quantas calorias você queima em repouso através do consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono. Em outras palavras, o quanto de energia ou alimento você precisa para manter suas funções fisiológicas básicas como: batimentos cardíacos, respiração e manutenção do calor.
Com essas informações em mãos, é possível montar um plano alimentar personalizado que melhor atenda o atleta em sua rotina diária, proporcionando melhora na performance e auxiliando na perda de gordura ou aumento de massa muscular.
3 – Exame Nerve-Express
É um exame também não invasivo que utiliza um sistema computadorizado, de tecnologia Russa, para fazer a avaliação quantitativa do sistema nervoso autônomo, com base na variação da frequência cardíaca.
A partir dessas avaliações, é possível concluir o condicionamento físico do atleta no momento do exame; detectar sinais de fatores desestabilizadores que possam desenvolver patologias e ajudar na correção de treinamentos para se alcançar o equilíbrio.
4 – Avaliação Nutroterápica
A avaliação nutroterápica identifica desajustes de energia e nutrientes para embasar possíveis readequações no plano alimentar do esportista, sempre visando o melhor aproveitamento da energia gerada, melhor capacidade funcional do corpo e aumento nos níveis de rendimento.
5 – Avaliação Bioquímica e Hormonal
As avaliações bioquímicas e hormonais têm como objetivo manter o equilíbrio nutrológico, com a demanda esportiva. As determinações bioquímicas são complementares aos dados obtidos a partir dos exames físicos, antropométricos e também do histórico do paciente. Essas determinações visam, no geral, correlacionar um dos compartimentos orgânicos, por exemplo, massa muscular magra, com os resultados obtidos.
Várias medidas bioquímicas têm sido propostas, objetivando a detecção precoce de deficiências proteicas subclínicas e marginais. Pesquisas realizadas na avaliação nutricional de pacientes, e em estudos populacionais, têm consagrado a utilidade de alguns indicadores bioquímicos, bem como apontado a ineficácia de outros.
Com informações dos sites: HZM-Instituto de Ensino, Clínica Benessere e Pesquisa e Instituto BWS.
Artigo
Artigo
Artigo