Especialidade

HOME \ ESPECIALIDADES \ Artrose - Osteoartrite

Princípios do Tratamento

Tratamento para artrose

O tratamento para artrose é feito especialmente por meio de remédios e fisioterapia. Com esses métodos, o paciente pode diminuir o avanço da doença e manter uma boa qualidade de vida.

Remédios: Assim que inicia o tratamento para artrose, é comum que o paciente passe a utilizar remédios analgésicos e anti-inflamatórios. Eles serão responsáveis por diminuir a dor e outros incômodos e assim garantirão um dia a dia mais normal ao afetado pela doença.

Entre os analgésicos mais utilizados estão o Dipirona e o Paracetamol. É fundamental que seu uso seja feito apenas com indicação médica, de acordo com os horários receitados pelo especialista. A automedicação é perigosa, e pode ter efeitos adversos no organismo.

Falando dos anti-inflamatórios, os mais comuns são o Ibuprofeno ou Naproxeno. Eles estão disponíveis para o uso oral ou por pomada, e o mais adequado pode ser avaliado pelo profissional responsável pelo tratamento.

 

Infiltração do joelho com ácido hialurônico

Outro método comum de tratamento da doença é feito por meio do uso do ácido hialurônico. A substância funciona para “reposição” do líquido sinovial no joelho.

O líquido sinovial é produzido pela parte interna da membrana sinovial, que reveste o joelho. Ele é o responsável por proteger a cartilagem articular e por lubrificá-la. Quando a artrose está presente, o líquido deixa de ser viscoso, como normalmente o é, e se torna fino e pouco elástico. Logo, ele não mais protege as estruturas, e assim facilita o desgaste da cartilagem.

Quando o ácido hialurônico é injetado no joelho, então, substitui o líquido sinovial em suas funções. Melhor protegida, a cartilagem se desgasta em ritmo mais lento, e diminui a ocorrência de sintomas. Essa terapia é chamada de viscosuplementação, e é feita por período aproximado de 8 meses.

 

Tratamento cirúrgico

Em situações de grande desgaste das cartilagens, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia. Nesse caso, as técnicas mais utilizadas são a artroplastia e a osteotomia. A primeira é feita por meio uso de uma prótese no joelho e substitui parte ou toda a extremidade final dos ossos desgastados.

No caso da osteotomia, o procedimento cirúrgico corrige o eixo do joelho. Isso equilibra a dissipação do peso do paciente sobre o joelho, o que tende a diminuir o desgaste em áreas específicas.

 

Fisioterapia

Realizar a fisioterapia é mais do que fundamental para o tratamento da artrose. Isso porque, equilibrar e fortalecer a musculatura com o foco em alívio da dor e em reduzir o máximo

possível o desgaste progressivo da cartilagem, corrigindo os movimentos do paciente. Logo, a incapacidade progressiva provocada pelo problema é adiada.

Ao mesmo tempo, a fisioterapia garante maior facilidade de realização dos movimentos do dia a dia. Sem o tratamento adequado, o simples andar pode ser fonte de dor e de maior degradação da estrutura articular.

De forma geral, a fisioterapia é indicada sempre que o paciente apresenta sintomas. Para realizá-la, é preciso seguir as orientações de um fisioterapeuta. O profissional será o responsável por montar um quadro de exercícios específico para a sua gravidade de artrose, tornando os efeitos dos exercícios o mais benéficos possível.

Ademais, o indivíduo costuma ter que realizar exercícios também em casa, garantindo a continuidade do tratamento mesmo nos dias em que não visita o consultório fisioterapêutico.

 

Exercícios indicados

Os exercícios realizados na fisioterapia para tratar gonartrose têm como objetivo melhorar a postura do indivíduo, diminuir o desgaste do joelho, melhorar a marcha e seu equilíbrio. São diversos os disponíveis, mas citaremos apenas dois, que são cheios de benefícios.

 

Exercícios de fortalecimento

Quando se trata de gonartrose, inúmeros músculos tem indicação de fortalecimento. Mas dentre os grupamentos musculares que, uma vez fortalecidos, mais beneficiam esse paciente estão os músculos glúteos, o quadríceps e a panturrilha. Já se sabe que, mesmo se tratando de uma alteração no joelho, o fortalecimentos da musculatura glútea promove grandes benefícios, uma vez que esses músculos “controlam’ grande parte das formas de dissipação de cargas através dos membros inferiores como um todo.

tratamento

artrose

Veja também