Especialidade

HOME \ ESPECIALIDADES \ Meniscos

Artroscopia

Artroscopia é um método cirúrgico que possibilita aos médicos observarem a parte interna de uma articulação, utilizando o artroscópio. Especialistas do esporte utilizam esse procedimento para diagnosticar, tratar, prevenir lesões esportivas e doenças, por meio de incisões minimamente invasivas. No procedimento da artroscopia é inserido o artroscópio na região do problema, através de um corte pequeno, denominado portal.

Esse equipamento cirúrgico tem uma luz de fibra ótica, uma câmera de vídeo na extremidade e uma lente de aumento, possibilitando que o médico analise a articulação com muitos detalhes. Todas as imagens capturadas pela câmera podem ser vistas por um monitor. A artroscopia é menos invasiva, dolorosa e o tempo de recuperação é mais rápido, esse procedimento é realizado no joelho, ombro, quadril, tornozelo, cotovelo e punho.

 

Artroscopia e as lesões esportivas

Recomenda-se a artroscopia para reparar lesões intra-articulares. Dentre as indicações mais comuns estão os tratamentos:

- Lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho

- Reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro

- Lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo

- Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

A artroscopia poderá ser utilizada como diagnóstico, uma vez que a articulação pode ser “explorada” através do uso de um equipamento cirúrgico, o artroscópio, para identificar uma lesão que não foi possível ser diagnosticada ao paciente realizar o exame físico e outros métodos diagnósticos como exames de imagens como raio X, tomografia e ressonância magnética.

É importante evitar lesões esportivas através de medidas preventivas antes, durante e depois da prática de exercícios fiscos. Atletas consultem seu médico de forma regular para prevenir, tratar e identificar possíveis lesões.

O diagnóstico precoce de alguma patologia pode evitar uma série de complicações. Procure cuidados médicos adequados caso, identifique alguma lesão esportiva, pois, eles oferecem vários tratamentos como a artroscopia para curar a lesão e protegê-lo de futuras.

 

Artroscopia e as contraindicações

O médico irá indicar a artroscopia de forma individual para cada paciente, além de, discutir as opções de diagnóstico e tratamento que são melhores para você. Cada caso é um caso.

Vale ressaltar que a artroscopia não é indicada em pacientes que apresentam os seguintes sintomas: Infecção, sangramento e ferida na pele, próxima da articulação a ser operada.

Seu médico deverá ser informado se:

- Tiver alergia a medicamento

- Estiver fazendo uso de remédios de forma regular

- Caso haja problemas de saúde

- Se tiver trombose ou hemorragias

- Se apresentar Infecção na articulação afetada

- Se a paciente estiver grávida

 

Recuperação da artroscopia do joelho

O processo de reabilitação após a artroscopia é muito rápido, se compararmos com uma cirurgia de joelho tradicional, o período de recuperação leva em média de 4 a 6 semanas. É imprescindível que você siga as orientações do seu ortopedista para não cometer excessos e ter complicações ao retornar para a casa, como: manter a perna elevada, aplicar o gelo para aliviar o inchaço e a dor, mantenha a área da cirurgia sempre limpa e seca.

A maioria dos pacientes necessita de muletas depois da cirurgia artroscópica. O cirurgião decidirá quando é seguro deixar de usá-las. O médico vai prescrever os medicamentos para minimizar dores e o desconforto após a cirurgia.

É importante exercitar seu joelho durante várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho. Os exercícios terapêuticos desempenham um papel importante na forma como você se irá recuperar. Um programa de fisioterapia formal pode melhorar o seu resultado final.

 

*Com informações dos sites: Minha Vida, Tua Saúde e Fisio Informa.

artroscopia

Veja também