Coxartrose

A coxartrose é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste gradativo da cartilagem articular e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares (“bicos de papagaio”). Também conhecida como osteoartrose, osteoartrite e artrite degenerativa do quadril, ou simplesmente artrose do quadril.

Estudos apontam que 1/3 dos idosos possuem algum grau de alteração sintomática da cartilagem dos quadris. É importante diferenciar a artrose natural – dos anos de vida – que raramente necessita qualquer tratamento mais invasivo, da “doença artrose” que é progressiva, limitante e que por vezes, necessita de tratamento cirúrgico. Embora seja mais frequente nos idosos, não é exclusiva deles. Esta doença também pode acometer os jovens por diversos motivos (mecânicos, metabólicos, traumáticos).

Durante sua evolução, a coxartrose também provoca uma perda de líquido sinovial, que lubrifica as articulações e absorve o choque. O líquido sinovial, naturalmente produzido por nossas articulações tem função de lubrificar e nutrir o tecido cartilaginoso, responsável pela absorção e distribuição da carga gerada pelo contato ao solo.

O exame para o diagnóstico da coxartrose é a radiografia em AP da pelve (panorâmica da bacia) e a incidência em perfil da articulação do quadril acometido. Outros exames, como ressonância magnética e tomografia axial computadorizada quase não são necessários, salvo quando o médico necessite descartar outras doenças.

coxartrose