Sarcopenia

Segundo o European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), a sarcopenia é uma síndrome, caracterizada pela perda progressiva e generalizada de massa muscular associada com a perda de força muscular e/ou performance. A Sarcopenia faz parte do envelhecimento e interfere diretamente na qualidade de vida na terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

A Sarcopenia possui três subtipos: pré-sarcopenia, quando se observa apenas perda de massa muscular; sarcopenia, quando a perda de massa muscular é acompanhada de perda de força ou de performance muscular; e sarcopenia grave, quando se observa perda de massa muscular, de força e de performance muscular.

São vários os fenômenos fisiológicos que ocasionam o aparecimento da Sarcopenia, como diminuição na produção de alguns hormônios, sem contar os aspectos do estilo de vida. Outros fatores que contribuem para o surgimento dessa patologia é a inatividade física, redução na ingestão de proteínas, tabagismo e deficiência de vitamina D.

A sarcopenia representa um fator de risco importante para a fragilidade e a perda de independência das pessoas mais velhas. Também está ligada a um maior risco de sofrer acidentes, quedas e mesmo uma morte precoce. Atualmente, a sarcopenia apresenta um grande impacto socioeconômico, consumindo aproximadamente 18,5 bilhões de dólares só nos Estados Unidos.

Causas da Sarcopenia

A sarcopenia pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação. Na terceira idade, esses problemas se tornam mais frequentes em decorrência do estilo de vida, de limitações físicas ou por problemas como depressão e alterações dentárias.

sarcopenia